Visão Geral do Airsoft no Brasil

O esporte conhecido como Airsoft, apreciado por tantos ao redor do planeta, teve uma criação muito particular. Seu início foi no Japão, entre as décadas de 1970 e 1980, através do início da produção de réplicas de armas que disparavam projéteis feitos à base de plástico, o que vinha a atender uma demanda por armas de fogo naquele país, após a proibição de venda de armas, em vigor até hoje.

Desde então, a demanda dessas réplicas cresceu e hoje é muito usado pela indústria do cinema e por colecionadores, que passaram a simular combates, se valendo das armas de Airsoft. Com o passar dos anos, o esporte se popularizou, sendo praticado nas mais variadas localidades: Estados Unidos, Canadá, Japão, Inglaterra, Áustria, Finlândia, Suíça, Suécia, Tailândia, Noruega, Alemanha, Filipinas, Espanha, Itália, Portugal, França e diversos outros, como o Brasil.

Em nosso país, a origem de divulgação de Airsoft data do ano de 2003. Depois de debates da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados, o esporte se tornou conhecido pelo órgão do Governo Federal responsável por produtos de comercialização controlada. A partir disso, foram elaborados diversos textos que servissem para normatizar o uso dessas réplicas de armamentos. Foi desse processo que nasceu a atual Portaria que serve de amparo legal ao esporte (trata-se também do primeiro documento, de caráter oficial, que cita o nome Airsoft no país).

Assim, a PORTARIA Nº 006-D LOG, de Dezembro de 2007, promove a regulamentação de todos os equipamentos de Airsoft. Três anos depois, em Fevereiro de 2010, o exército brasileiro divulga a Portaria 002 Co-Log, revogando a anterior e fazendo a exigência de que o armamento tenha a ponta identificada pela cor laranja, ou vermelho intenso, o que as diferencia das armas letais.

Por todo esse amparo legal e com o número crescente de lojas que comercializam produtos e acessórios de Airsoft, a prática do esporte tem apresentado rapidamente um amplo crescimento no Brasil. O site da Camuflagem Airsoft é um grande exemplo. Entre os estados brasileiros, com maior número de praticantes da modalidade temos:

Bahia

No site (http://airsoftbahia.com.br/) há um ótimo fórum, que serve como  referencial para os interessados em Airsoft, com informações completas para os soldados baianos. Outra opção bastante útil para quem se interessa pelo universo é a comunidade Airsoft Salvador-BA, no Facebook (https://www.facebook.com/airsoftsalvadorba), que traz informações sobre equipes novas ou veteranas, mas abertas a novos membros.

Brasília

Há grupos bem tradicionais, como: Grupo Black Belt (http://www.grupoblackbelt.com.br/); Lobos Airsoft (http://www.lobosairsoft.com.br/); Grand Royal Airsoft (http://www.grandroyal.com.br/airsoft/). Alguns dos campos para combate mais famosos da região são: Campo Lobos Cerrado, Campo de Luziânia e a incrível Cidade Cenográfica do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal.

Curitiba

Destacam-se as equipes: G.A.A.T – Grupo Avançado de Ações Táticas (http://airsoftgaat.blogspot.com.br/2011/11/esse-e-um-dos-grupos-de-airsoft-de.html); G.E.A.R – Grupo Especial de Ataque e Reconhecimento (http://gearteam.blogspot.com.br/p/o-que-e-airsoft.html); Bravo Six Airsoft Team (http://www.facebook.com/pages/Bravo-six-airsoft-team/112327988829456); G.C.A.T – Grupo Curitibano de Airsoft Tático (http://gcatairsoft.com/); G.A.C. – Grupo Airsoft Curitiba (http://airsoftcuritiba.blogspot.com.br/). Há ainda uma equipe inovadora: a G.F.A.T – Grupo Feminino de Airsoft Tático (https://www.facebook.com/pages/G-F-A-T/468913266501857). Um campo na capital paranaense, com boa estrutura é o Área 51, no bairro de Barreirinha.

Rio de Janeiro

Há ótimos campos no interior do Estado, como é o caso do município de Areal. Entre as equipes de forte tradição, no contexto do Airsoft local temos: WKG, BravoSix, SPEC OPS 4 Airsoft do Rio de Janeiro, Brigada 021, entre outros,  que fazem parte de comunidades como o Grupo Carioca de Airsoft ou a BFA – Brigada Fluminense de Airsoft, que organiza essas equipes.

Santa Catarina

O Airsoft neste Estado é praticado em diversas cidades, como: Araranguá, Balneário Camboriu, Blumenau, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Porto Belo, São Bento do Sul e Tijucas. O site Simulação Militar Santa Catarina (http://milsimsc.wordpress.com/) ajuda aos soldados catarinenses, pois conta com muitas informações e fóruns de discussão para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o esporte.

Entre as equipes os destaques são: GOAT – Grupo Operacional de Ações Táticas (http://goat.freeforums.org/); Equipe F.A.C.T. I – Florianópolis Airsoft Comando Tático e Intervenções (https://www.facebook.com/equipefacti), Recon Unit (https://www.facebook.com/pages/Recon-Unit/117827785081016) e a Equipe Airsoft Aranaguá (http://airsoftararangua.com/).

São Paulo

Há grandes sites de informação, como o Grupo Paulista de Airsoft (http://www.grupopaulistadeairsoft.com.br/), gerado a partir da combinação de membros dos 4 grupos de Airsoft mais fortes do Estado: Brigada Verde-Oliva, IMAT Irmãos Metralha Airsoft Team (http://www.imatairsoft.com.br/), GHOST Airsoft (http://www.ghost-ops.org/) e Mutley Team.

Outro equipe bastante importante é o BIRDS Airsoft Team – Batalhão de Infiltração e Reconhecimento da Selva (http://www.birdsteam.com.br/airsoft). No Estado, há diversos campos para a prática de Airsoft, sobretudo na região de Bragança Paulista. A Federação de Airsoft de São Paulo, por meio de seu site oficial (http://www.cttr.com.br/a-federacao-de-airsoft-de-sp/), traz informações extras sobre o assunto.

Seja em qualquer lugar do Brasil onde houver um praticante de Airsoft, apenas uma loja reúne os melhores equipamentos, pelo preço mais convidativo: trata-se da Camuflagem Airsoft. Aproveite!

Compartilhe!