Uso de uniformes militares

Uso de indumentária Militar ou Policial

Por ser uma simulação de situações reais, é comum que os praticantes de Airsoft usem uniformes e símbolos de forças policiais e/ou militares reais. O uso desses equipamentos é legal, desde que feito somente nas áreas restritas ao esporte e longe dos olhares de terceiros.

O código penal Militar prevê:
art. 172 Usar indevidamente, uniforme, insignia militar a que não tenha direito

” Pena detenção de ate 6 meses ”

Sendo mais claro (O uso indevido de uniforme, distintivo ou insígnia militar por qualquer pessoa e passível de penalidade).
1. Quem, ilegitimamente e com intenção de fazer crer que lhe pertencem, utilizar ou usar designação, sinal, uniforme ou traje próprios de função do serviço público, nacional ou estrangeiro, é punido com pena de prisão até 6 meses.
2. Se a designação, sinal, uniforme ou traje for privativo de pessoa que exerça autoridade pública, o agente é punido com pena de prisão até 6 meses cabendo exoneração do cargo.

Para evitar ser autuado no Artigo 172, se atente a alguns detalhes, como:
– Evitar usar fardamentos completos em locais públicos;
– Evitar o uso de insígnias, sinais e outros elementos referentes a serviços públicos nacionais ou estrangeiros.

Respeite as noções básicas de civismo.

 

E para complementar esta matéria segue a nova lei (Lei 12.664/2012) sancionada pela Dilma onde fica expressamente proibido o comercio de uniformes das forças armadas para civis.

Compartilhe!

Comentários

  1. Esta é uma dúvida que eu sempre tive, e que agora está sanada! Obrigado.

  2. Eu achei que só não fosse permitido os fardamentos e símbolos nacionais. Mas pelo que entendi as fardas estrangeira também se enquadram no artigo…. bom saber.

  3. Ai vai o bom senso, vc todo de preto não significa que está copiando o BOPE mas se colocar símbolo ou cursos militares vc poderá ter problemas. Deve-se evitar o padrão de camuflagem usado pelo EB.

    1. Pelo que sei, não se pode usar uma farda já reivindicada por um país. Mas não sei ao certo.

  4. Muitas duvidas envolvem esse tema. É como os amigos ai em cima disseram, vamos ter bom senso kkk’

  5. Pelo que entendi… é proíbido o uso de insígnias e fardas FORA dos locais de jogos (via públicas), ou seja, dentro dos locais reservados para a prática do airsoft o uso das insígnias e fardas é permitido.
    #cosplay kkkkkkk…

    1. Errado, em nenhum local é permitido o uso de insígnias oficiais ou farda como por exemplo camuflagem padrão EB. A melhor opção é confeccionar um símbolo da equipe que vc joga.

  6. boa dica…as vezes galera empolgada com tudo isso esquece e sai por ai ‘fardado’ hehehe…vlw pela dica

  7. Pior que é verdade Maicon kkkkkkkk’ vai que alguém de farda preta com o simbolo da caveira incorpora o Cap. Nascimento ? kkkkkkkk’ ai ja era mano

  8. Com certeza, quando a galera se reuni com a farda completa, todos devidamente equipados e fardados, o jogo/evento fica muito melhor

    1. Uma vez fui a um jogo que 3 equipes usavam fardas muito semelhantes. O jogo teve 7 equipes e os jogadores nesse evento foram divididos em 2 times, imagine a confusão. Um companheiro do meu time me matou 2 vezes…Fogo amigo é dureza!!!

      1. Isso é comum em jogos com um número grande de participantes. E que claro nem todo mundo se conhece. Mas tem um jeito! E baratinho. Vai num armarinho, compra alguns metros de fita elástica – duas cores, amarelo e azul por exemplo – corta entre 35 e 40cm – depende da força da galera – manda uma costureira fechar as pontas e usa como braçadeira no braço… é muito prático. pro cara acertar fogo amigo assim o problema já é outro, deficiência visual ou demência!!!…

        1. Boa Ed, já participei de jogos com tira no braço, o time que faço parte sempre leva material para diferenciar a equipe o problema é quando tem jogo onde misturam equipes e algumas não trazem o material.

          1. Sim, a maioria dos evento, jogos ou times usam essa fita elástica no braço para diferenciar as equipes em campo

    2. montar um load as vzs sai caro! mas é muito legal se caracterizar

  9. O uso de farda ou indumentaria militar de qualquer instituição ou mesmo pessoa, e proibido, não importa o local, dentro ou fora de campo, completa ou em partes, sem contar a falta de respeito com aquele que por mérito pode usar tal insignia.
    Agora sobre fardas de outras nações não vejo problema pois a lei não se aplica a elas, o Multicam por exemplo a feito por uma empresa particular então qualquer um que quiser pode usar sem problema aqui ou em outro lugar no mundo.

    1. A multicam é um exemplo de farda não reivindicada por nenhum país. E além do que jogar airsoft com times, onde existem médico, comandante, e outras patentes, exigem um fardamento uniformizado! Algumas associações e federações de airsoft até exigem o fardamento para participar de campeonatos!

      1. Vale lembrar também, que o multicam é a camuflagem mais efetiva atualmente

  10. vamos jogar de calça jeans e blusão pra evitar?? kkk Melhor pegar um load bacaninha das forças do exterior pra nao causar problema por aqui, certo ?

    1. kkkkkkkkkkk….tava pensando, todo mundo só quer se vestir de soldado americano, alemão, inglês e quase ninguém de árabe, só se usa shemang por que os USA passaram a usar. Acho que calça, blusão e etc seria interessante, no estilo mercenário.

      1. Hahaha, e seria bem legal brincar de CS, com times vestidos de CT e de Terroristas. LOL

        1. uahuahauhahuah no próximo jogo vou deixar essa sugestão para a equipe.

      2. O grupo Blacklist usa o uniforme puxado pro estilo mercenario ! bem bacana

  11. Fico mais tranquilo. Ganhei uma calça e a gandola do exercito brasileiro, estou utilizando e fui informado por ele que não teria problemas desde que não colocasse indentificação e ensignias.

  12. No meu time tentamos fazer com que um time jogue uniformizado e outro só com calça e na parte de cima camisa manga longa, assim não gera confusão.

  13. Boa idéia, o problema é em jogos com várias equipes, acho que como EdMandello disse uma fita de identificação basta.

  14. mais deve haver duas cores de fitas por exemplo; vermelho e preto quando um jogador for atingido(morto)ele poderia colocar uma fita de uma cor combinada para indicar que ele esta fora do jogo,assim evitar de levar outro tiro sem necesssidade.

  15. Na maioria dos eventos que eu ja vi, usa-se fitas vermelhas, amarelas e azuis.

  16. E são as cores basicas,mais os uniforme não a um padrão como; uns vão de camulhado outro gosta de preto ,outros gosta de camuflado de deserto,nada contra ,mais fica bem diferente ,vila a democlacia.

  17. Fizemos um jogo com roupas casuais, simulando um grupo de mercenários contra um grupo fardado simulando uma tropa, foi muito bom, cada grupo deveria adotar um determinado estilo afim de diferenciar as atitudes.

  18. E já vi uma competição que alguns jogadores se vestia com musumanos(aquelas panos brancos q cobre o corpo todo)ficou muito legal.

  19. Eu acho que vi isto no youtube tambem,foi uma competição no rio, eles fazem esta competição no fim do ano.

  20. O uniforme e uma coisa muito individual e do gosto de cada um,uns gostam de preto outro de camuflado,eu acho que depende de cada situação o.No campo não ficaria legal usar preto.

  21. O problema é ter dinheiro p comprar um uniforme p cada situação, O time que participo definiu um padrão e nã foi nada barato comprar tudo.

  22. Aqui no RIO tem muitas lojas de produto militar como ;cantil,colete,sinto de guarnição.buti uniforme militar e vc não precisa ser militar para comprar.

  23. Aqui também tem, mesmo assim sai caro compramos gandola e calça digital camo, coturno magnum dry, vest molle + ponchs, cinto de guarnição, bornal e coldre robocop, capacete e óculos de proteção, tudo saiu quase 1000 reais.

  24. Eu prefiro uniformes diferente doque temos,como comuflado de outros paises.

  25. Gosto do multicam e digital camo!!! Ou uniforme estilo mercenário, mais casual…

  26. Alguém sabe o motivo do padrão multicam geralmente possuir valor mais alto? Fui comprar uma gun case e o padrão multicam da mesma gun case custava o dobro!!! Acabei comprando na cor preta.

  27. Eu já vi uma gun multicam com o mesmo preço q a preta num site q nos já conhesemos.

  28. Amigo, pode citar a fonte de onde vc pegou esta “interpretação” da Lei Militar, posto que ela figura bem diferente em sua publicação original? A lei diz somente:

    CPM – Decreto Lei nº 1.001 de 21 de Outubro de 1969

    Art. 172. Usar, indevidamente, uniforme, distintivo ou insígnia militar a que não tenha direito:

    Pena – detenção, até seis meses.

    Abuso de requisição militar

    Obrigado.

  29. fala galera, só pra tirar uma duvida aqui. no artigo diz ” fardamentos completo ” como já fui militar eu sei que um uniforme do EB 4a1 é composto por gorro(cobertura), camisa camuflada, gandola, cinto, calça camuflada, meia verde e coturno. então é previsto usar todos os itens descritos para se caracterizar um ” fardamento completo ” apartir do momento que algum item seja retirado ele deixa de ser completo… então se colocar um fardamento e andar sem usar o “gorro” ou o cap… deixa de ser um uniforme “completo” e aí, o que podem fazer a respeito ? um outro exemplo tambem é o 5a que é composto por uma camiseta branca, um short verde oliva, meias brancas e tênis preto ! se vc for correr na areia da praia por exemplo e ir sem o tenis já deixa de ser um uniforme completo ! e aí, o que podem fazer ?

    1. Jonas, concordo plenamente com você um uniforme completo necessita de todos acessórios. Mas se fizer uma consulta nos vários processos julgados no supremo tribunal pelo uso indevido de uniformes das forças armadas,ira entender o que queremos dizer, tem caso de escoteiros serem presos por usarem apenas gandolas do exercito brasileiro. A maioria dos processos os réus foram absolvidos, porem o inconveniente e voCê se chatear passando anos com despesas jurídicas tendo que provar que focinho de porco não é tomada, por isso deixamos a dica para evitarem o uso.

      Abraços e obrigado por participar

  30. Ressaltando que o CODIGO PENAL MILITAR é estritamente pra MILITARES ou seja.. o Civil… nao esta sujeito a ele.. o que pode ocorrer no maximo seria uma Usurpação de Função Publica prevista no Codigo Penal Brasileiro… o Penal Militar aplica-se por exemplo.. se um Soldado usar as Divisas de um Sargento.. ai sim estaria encorrendo em Crime Militar previsto no artigo citado anteriormente…

  31. Bom dia, tenho farda do exército brasileiro (apesar de eu nunca ter servido o exército) que adquiri no mercado livre.
    Apenas calça e gandola e um colete israelense da cor do EB também, usando uma touca preta já que não tenho capacete, como li no post claramente falta muito para eu estar “oficialmente” caracterizado como um soldado brasileiro.
    Em jogo nunca sofri preconceito, mas ao postar fotos na internet sempre tem um chato pra me encher o saco devido meu uniforme, porém não uso tal uniforme fora do jogo, portanto estou certo ou errado perante a lei?