Saiba tudo sobre o Hop-Up

Para os praticantes do Airsoft que ainda estão no início, os detalhes sobre tipos de arma, partes que a formam, munição, entre outros assuntos, parecem muito confusos, não é mesmo? Pois, para ajudar a reunir mais conhecimento sobre Airsoft, vamos apresentar uma parte importante das armas da modalidade esportiva: hop-up.

O que é hop-up?

De modo bem geral, hop-up tem uma função básica, que é a orientação da trajetória da munição (BB). Isso só é possível graças a essa borracha pequena, que se ajusta exatamente à entrada da BB no cano. Isso resulta em uma espécie de atrito, que faz com que a BB faça o que se chama de “rolamento reverso”, conseguindo vencer tanto a pressão contrária do ar, quanto a própria gravidade.

Esse efeito de força de BB se baseia no princípio de Bernoulli, que define o seguinte: uma pressão é opostamente proporcional à velocidade atingida. Desse modo, um projétil, em formato redondo – como são os BBs –, que fique estável, ou seja, sem girar, acaba por apresentar pressão igual em toda a circunferência. Assim, a distância a que o projétil chegará, dependerá exclusivamente da velocidade do disparo.

Qual a importância do hop-up?

Essa borracha, então, acaba auxiliando a que o atirador tenha um controle muito maior do eixo, no sentido vertical, do tiro. Como resultado, o atirador será capaz de atingir alvos a uma distância maior, de modo mais preciso, porque segundo o princípio físico, é como se a BB estivesse sendo, literalmente, pressionada por trás, para ir a seu destino mais rapidamente, por isso o BB vai mais longe.

Quais as vantagens do hop-up?

Além da capacidade de tipos em longa distância, a afinação bem precisa, que auxiliará em uma pontaria melhor, alcançando prováveis vitórias em partidas de Airsoft. Por essas razões, além de diferenças do ambiente – como temperatura, umidade e outros – o praticante de Airsoft deve, de tempos em tempos, ajustar – ou “afinar” – o hop-up de sua arma.

Isso acontece porque o meio ambiente irá interferir diretamente na estrutura da borracha, podendo comprimi-la ou afrouxá-la, alterando o direcionamento e distância do tiro. Portanto, varias afinações deverão ser feitas no decorrer de uma competição, ou treino.

Como escolher um hop-up de qualidade?

Como vimos, o hop-up é uma pequena parte da arma de Airsoft, mas de extrema importância para os praticantes do esporte. Assim, quanto melhor a qualidade da borracha utilizada, mais preciso será o disparo.

Entre as opções à venda no mercado, há algumas Hop-ups mais endurecidas e outras mais macias. Tais características se relacionam ao tipo de potência desejado. Como exemplo, em uma arma acima do patamar de 360 FPS, o ideal é uma hop-up mais dura, porque se, pelo contrário, se optar por uma mais mole, será facilmente destruída e não gerará o resultado esperado.

Veja também o artigo: dicas para escolher uma arma de airsoft e também como escolher a munição para airsoft.

Tem outras dicas para escolher seu hop-up? Gostou do artigo? Comente!

Compartilhe!

Comentários

  1. Na verdade, o efeito utilizado é o Efeito de Magnus, que baseia-se no princípio de Bernoulli.
    Uma vez que a BB atinge o bucking logo no início da trajetória, assume movimento de giro contrário à trajetória, fazendo com que ar passe mais rápido por cima da BB.
    Conforme o princípio de Bernoulli, esta passagem mais rápida de ar por cima da BB causa redução na pressão do ar na parte de cima, fazendo com que a BB seja puxada.
    Para todos os efeitos, este efeito transforma a BB em um aerofólio, aumentando consideravelmente seu alcance, quando bem ajustado.