Saiba como fazer manutenção em sua arma de Airsoft

Sempre que se for adquirir um armamento para a prática de Airsoft, se deve ter em mente que cuidados com a conservação e/ou limpeza são fundamentais para se manter a qualidade de funcionamento do modelo, por muito mais tempo. Afinal de contas, em geral, se tratam de equipamentos caros e, por isso, o quanto mais tiverem durabilidade, melhor. A seguir, portanto, abordaremos esse tema, tão importante, mas ignorado pela maior parte dos Airsofters.

Em primeiro lugar, é preciso fazer a manutenção constante do cano da arma. Esse é o tipo de procedimento que fará com que as BBs consigam livre passagem pelo espaço, sendo projetadas com a pressão adequada, na hora do combate. Para limpar a região, utiliza-se óleo à base de silicone, 100% puro – é importante lembrar que se a formulação do produto contiver outros tipos de óleos ou aditivos pode prejudicar o hop up, corroendo a borracha do dispositivo. Alguns modelos de armas de Airsoft, como rifles, por exemplo, há uma vareta de limpeza, que contém um retalho de pano pequeno, bem no orifício de sua extremidade; isso ajuda no procedimento de limpeza do cano, como um todo. Para fazê-la, deve-se embeber o tecido no óleo e inserir a vara no cano da arma, para remover totalmente as impurezas e resíduos acumulados. Quando o pano estiver muito sujo, deve-se substituí-lo por outro e aplicar mais óleo e repetir o processo.  São utilizados, em média,de 4 a 7 unidades de retalhos para a limpeza ficar benfeita.

A parte seguinte a ser limpa na arma é o hop up de plástico; sem isso não será possível ter precisão no tiro de BBs. Para retirá-lo da arma, é preciso retirar a trava, puxando-a para cima. Para a limpeza, mergulha-se o item em uma bacia com uma mistura de água quente e sabão neutro, deixando de molho por meia hora. Após esse tempo, retirar e deixar o hop up secar ao natural, sobre papel toalha. Só recolocar na arma após secar completamente.

A terceira parte da limpeza deve ser feita no Gearbox da arma. Primeiramente, se deve abrir a Gearbox em duas partes e, então, limpar todos os cilindros, pistões e engrenagens – ou colocá-los de molho em água e sabão neutro. Após essa etapa, utilizar graxa de lítio branco em cada engrenagem. O cilindro ainda deverá receber uma finíssima camada de óleo, para um deslizamento perfeito do pistão na estrutura. Fechar bem o Gearbox, com cada parte em seu lugar certo.

Uma observação: ao recolocar o cano na arma, faça disparos para o ar, porque isso fará com que seja expelido qualquer excesso de graxa da área.

Compartilhe!