Recarregar bateria de Airsoft

Calculando o Tempo de Recarga da Bateria

Atenção: Estes cálculos abaixo são indicados apenas para recarregar baterias utilizando-se de recarregadores simples.

Vamos calcular o período máximo aceitável para que sua bateria possa permanecer recarregando e com isso evitar danos (como queimar!) sua bateria.
A formula padrão mais utilizada internacionalmente é a seguinte:

A / B * C = X

A = Amperagem da bateria (capacidade de carga)
B = Saída de amperagem do recarregador ( Output do recarregador)
C = 1,2 ( Fator)
X = Tempo de recarga em Horas.

Segue abaixo um exemplo:
1 – Bateria de 500mah
1 – Recarregador de 250 ma
Calculo:
500 / 250 *1.2 = 2.4 = Tempo de recarga de 2 horas e 24 minutos.

Atenção

  1. No primeiro carregamento, verifique se a bateria está esquentando muito. Se estiver, retire a bateria e a considere recarregada, para evitar danos.
  2.  Nunca confie plenamente na amperagem do recarregador! Os recarregadores simples são normalmente brindes cedidos pelos fabricantes que não têm muito controle sobre a qualidade dos mesmos, por isso se chamam “simples”.
  3. O cálculo só funciona com a bateria totalmente descarregada. Certifique-se.
  4. Jamais recarregue a bateria mais que o tempo estimado pelo cálculo. Se ultrapassar, com certeza sua bateria vai queimar.
  5. O recarregador simples não é automático, não acende luz ao terminar de recarregar e não corta a saída de energia quando a bateria estiver cheia. Por isso, observe com cautela.
  6. Muito cuidado com a voltagem de sua cidade para evitar que ligue um recarregador com voltagem 110v na tomada 220v.
Compartilhe!

Comentários

  1. Mais uma vez obrigado pela informação!!! Comprei recentemente uma lipo 9,9v 1000mah com carregador inteligente e facilita bastante o carregamento.

  2. Excelente ! bela dica para o pessoal novato que ainda possui duvidas sobre baterias e carregadores. Parabéns !

  3. Essa dica só vale (e com um monte de ressalva) para baterias de Ni-Cd e Ni-Mh. Para baterias de Li-Po, Li-Íon e Li-FePO4 NÃO SE DEVE EM HIPÓTESE ALGUMA UTILIZAR ESSE MÉTODO.
    A única coisa que se vai conseguir é explodir a bateria, incinerá-la e na pior das hipóteses causar um incêndio.

    1. baterias de lipo,e life são feitas para serem carregadas em carregadores especiais ! para nao ter problema de pegar fogo ou estragar! isso requer muito cuidado com as bixinhas ! lembrando que nunca se deve descarrega-las totalmente!

  4. As baterias de Ni-Cd e Ni-Mh quando sobre carregadas (acima da voltagem das células) sofrem um aquecimento, o que pode danificar as células e as baterias e para por aí. As baterias de Li-Po, Li-Ion e Li-Fe após passarem da voltagem de segurança começam a se aquecer também, só que de uma forma verdadeiramente brutal sofrendo volatilização de alguns componentes (evaporação deles) e combustão dos mesmos. Essas baterias OBRIGATORIAMENTE precisam de carregadores inteligentes que enquanto carregam lêem as voltagens e interrompem a carga quando um determinado pico é atingido, garantindo segurança para a bateria e para tudo ao seu redor.
    Link de um vídeo de uma Li-Po deliberadamente sobrecarregada: http://www.youtube.com/watch?v=C5_-eBbDE0s

  5. A propósito, esse fenômeno pode acontecer em apenas uma das células da bateria, então o balanceamento não é uma opção, mas sim uma necessidade, e nunca, mas em hipótese alguma, deve-se fazer a carga das baterias pelos terminais de balanceamento.

  6. Muito bem explicado, agora j á vou poder recarregar com um carregador simples

  7. Muido bom ! Vale resaltar que As aeg’s consomen +- 1 amper por tiro!
    Valeu pela iniciativa

    1. Vale lembrar que a bateria lipo não pode ser descarregada por completo a consequência disso é a inutilização da mesma.

  8. Interessante.. nunca tinha parado prá calcular o tempo de recarga.. sempre no “achômetro”. Parabéns.

  9. Acabo de salvar minha bateria graças a Nação Airsoft e essa dica de cálculo!!! OBRIGADO!!!

  10. Já não vou queimar minhas baterias, tem um videio no airsoftbrasilia.com.br que mostra uma bateria explodindo!

  11. Quem nada sabia sobre carga de baterias agora não tem mais o que reclamar… Informações precisas para carregar sua bateria com segurança.

  12. Melhor investimento que já fiz foi comprar um carregador inteligente, esse pode colocar e esquecer que carrega sozinho, além do mais balanceia as celulas.

  13. A Camuflagem Airsoft tem um ótimo review sobre o carregador inteligente para baterias, vou catar no Youtube e posto depois, mas se quiserem podem procurar, é excelente!

    1. a lipo é muito boa! mas só tem 7.4 ou 11.1
      nao é recomendado o uso de 11.1 por ser muito insano!

      1. Sim não é recomendado para a maioria das guns, mas a Masada tenho vários amigos que usam a 11.1 pois ela aguenta sem problemas.

  14. Eu tenho um colega que colocava a bateria dele para carregar a noite toda mesmo não precisando, já vio o que aconteceu ela incho tanto que não dava para colocar mais dentro do celular e só um exemplo do que acontece com carga em exesso.

    1. Bem lembrado sobre carga em excesso, além de causar pequenos danos, já vi casos de algumas explodirem

  15. Carregador imax com uma bateria de boa qualidade sem duvida é mais que necessario

  16. Hoje em dia já existe baterias que não visiam com facildade,e carregadores inteligente que desliga quando carrega totalmente a bateria.

  17. Quando eu for comprar a minha vou verificar qual carregador eles estão mandando.

  18. Toda bateria tem um tempo para ela se carregar totalmente,colocar ela sobre o tempo superio do que ela precisa,não quer dizer que ela vai ficar mais cheia doque deve.

  19. Eu possuo mosfet que indica quando a basteria está com carga baixa, me ajuda muito.

  20. Eu uso um voltimetro digital,eu posso medir a voltaguem que ele esta marcando.

  21. Uso o avocado mosfet, ele dá um bipe quendo a bateria está acabando a carga e para o funcionamento da AEG para nçao danificar a bateria, mão na roda.

  22. Toda bateria tem um prazo de recarga,quando ela chegar proximo de seu fim ela vai demorar mais para carregar e vai esvaziar mais rápido,fica parecendo q a culpa e do carregador,mais não e.

  23. Deve-se usar todos os artifícios para aumentar a vida útil das baterias pois nçao são baratas, uma fiação de qualidade também ajuda com o funcionamento melhor da parte elétrica, já vi o contato do gatilho derreter.

  24. como faço para saber o MA da meu recarregador? tem dois escreito nele, um de 100 MA e o outro de 300 MA