Pederneira: O que é e pra que serve?

Muitas vezes os combates de Airsoft se dão em campos com características muito difíceis, acabam – inclusive – por adentrar na noite. Assim, caso o soldado não esteja prevenido com lanternas e outros equipamentos ou mesmo esteja com muito frio, a saída é produzir um pouco de fogo, para iluminar e/ou aquecer, não é mesmo? Para isso existe a pederneira, que, por mais que não pareça à primeira vista, é bastante útil também em combates de Airsoft.

Mas, o que é isso? A pederneira é um sílex (pedra dura e pontiaguda) usado para fazer fogo ao produzir faíscas no atrito com partes de metal, sobretudo com o ferro. É utilizada desde muito tempo, tanto para peças de artilharia, quanto para espingardas e outras armas – levando o nome de fecharia de pederneira. Se trata do mesmo mecanismo utilizado por isqueiros.

O fogo é iniciado, como apontado, graças às faíscas, que são geradas em altas temperaturas (chegam a 3 mil °C). Basta então que seja utilizada uma pederneira e aproximar a faísca a qualquer vegetação já mais ressecada, para fazer uma boa fogueira, que deverá, de tempos em tempos, ser alimentada com galhos secos. Contando sempre com folhas e galhos já ressecados, o soldado consegue fazer sua fogueira, seja qual for a temperatura ou altitude.

Qual a diferença entre um isqueiro, um fósforo e uma pederneira?

Diferentemente dos fósforos, a pederneira funciona em qualquer situação, mesmo que esteja molhado. Além disso, essa ferramenta não necessita de fluido (como é o caso do isqueiro). Dessa forma, pode-se utilizar melhor o fogo, para uso nas necessidades do dia a dia, sem depender de instrumentos que podem não estar à mão. O cuidado, nesse caso, é sobre acender fogueiras em meio à uma floresta ou à natureza, pois muitas queimadas devastadoras, começam de pessoas que fazem suas fogueiras, para acampar ou fazer rituais.

Se você desejar encontrar pederneiras de ótima qualidade, confira os links abaixo e veja as que estão disponíveis na Camuflagem Airsoft:

Gostou do artigo? Já conhecia a pederneira? Deixe seus comentários!

Compartilhe!