O que não fazer em um jogo de Airsoft

Para a boa prática do Airsoft é extremamente necessário que os jogadores envolvidos em campo tenham comportamentos adequados a uma norma vigente. Assim, entre as dicas para jogar Airsoft, o comportamento em campo deve ser levado em conta também, então, a seguir serão apontados algumas atitudes que não devem ser feitas em uma partida de Airsoft.

O jogador não pode levar armas brancas (espadas, facas, cutelos, entre outros) para a prática desse esporte. A única exceção a ser feita é para os que detêm canivetes, autorizado como parte da ferramenta de adaptação a locais ermos – onde se localizam muitos dos campos de prática Airsoft.

Outro aspecto fundamental sobre como jogar Airsoft vem agora com o fair play. Não se deve, nem cometer, nem tampouco reagir a práticas que contrariem o princípio de espírito esportivo, que implica em:

  • Respeito e cordialidade para com o adversário, os colegas de esquadrão, os organizadores e árbitros;
  • Aceitação imediata e completa de tudo o que for apontado por juízes e administradores.

Por mais que o Airsoft ainda esteja ganhando força no país e as instituições de controle não o façam como deveriam, o jogador precisa estudar profundamente as normas e regulamentos – se houver –, que a federação de cada Estado preparou.

Quanto ao vestuário, o participante de competições Airsoft deve usar todos os equipamentos de segurança, que incluem cotoveleira, joelheira, coturno, óculos de proteção ou máscara de rosto, sapatos fechados e protegidos, camisa de manga comprida e calça , entre outros. Tudo isso fará com que o praticante tenha muito mais possibilidades de se divertir com total segurança.

No decorrer da partida, caso uma BB – ou munição – atinja um jogador, o mesmo deverá assumir, com honestidade, que foi alvejado e declarar “morto” a todos e mostrar o pano vermelho característico para tal sinalização. Caso isso não seja feito, a modalidade perde um de seus pilares mais importantes: a honra de cada jogador.

Caso se dê algum momento de conflito entre membros da partida, das equipes envolvidas, o jogador deve fazer o possível para administrar esse cenário, em vez de encorajá-lo. Não se deve também ficar atirando desesperadamente e a esmo. Pelo contrário, deve estar sempre mirando em alguém que se deseja atingir, buscando o momento perfeito para o disparo.

Qualquer agressão física ou ameaça feita por um jogador é passível de suspensão ou até expulsão permanente de partidas de Airsoft. É importante ressaltar que, apesar das armas e do clima de guerra, o esporte tenta deixar as pessoas mais calmas, focadas, concentradas e com senso coletivo.

Essas foram apenas algumas dicas sobre o que não fazer em uma partida de Airsoft. Há muitas outras, mas para os jogadores que ainda dão seus primeiros passos na modalidade já é bem informativo. Viva o Airsoft!

Compartilhe!

Comentários

  1. Ótima matéria, sou novato e já participei de 2 jogos. Percebi que os praticantes mais experientes, são bastante cordiais com os iniciantes e tento praticar tudo o que foi comentado neste post. Afinal, dignidade, honestidade e o Fair play, tem que ser usado no nosso dia a dia, e quem teve uma boa educação, com certeza praticará isto.