Proteção de Airsoft

Noções de segurança

As armas de Airsoft devem ser manuseadas apenas nos campos próprios para o esporte.
Disparos acidentais e manuseamento incorreto da armas de Airsoft, podem causar lesões graves a nível ocular ou dérmico (pele).

Quando se dispara uma arma de Airsoft contra um alvo ou em jogo, todos os jogadores são obrigados a usar proteção ocular (óculos balísticos ou similares, mas sempre aprovados e testados para tal).

Segue uma lista de cuidados que você pode (e deve!) tomar ao jogar Airsoft.

  • Tomar sempre atenção aos ricochetes. Podem existir pessoas exteriores ao jogo sem proteção ocular.
  • Usar óculos de proteção ( Muito cuidado com a qualidade), antes de usa-lo em jogo faça testes a “queima roupa” com semi-auto e full-auto.
  • Nunca apontar uma arma de Airsoft a uma pessoa ou animal que você não pretenda acertar.
  • O uso de uma arma de Airsoft em via pública, mesmo que seja por brincadeira com amigos, dá direito a detenção policial, apreensão da arma de Airsoft e processo judicial. Podem ainda acontecer queixas nas autoridades por danificar bens na via pública e causar pânico a terceiros, bem como dar uma péssima imagem ao Airsoft.
  • Nunca olhe diretamente no cano da arma de Airsoft. Olhar através do cano de uma arma de Airsoft pode ser extremamente perigoso pelos disparos acidentais.
  • Usar, sempre que fornecido pelo fabricante, o tapa-chamas vermelho na saída do cano da arma de Airsoft. Este tapa-chamas não substitui a pintura exigida pela lei (vermelho ou laranja fluorescente). Nunca premir o gatilho com o Tapa-Chamas colocado.
  • Disparos acidentais podem ser extremamente perigosos. Nunca coloque o dedo no gatilho, a não ser que esteja em jogo algum “combate” durante o jogo.
  • Quando disparar uma arma de Airsoft contra um alvo, escolha um lugar seguro. Evite locais onde pessoas e/ou viaturas que não tenham nada a ver com os jogos possam circular.
  • Tenha certeza de conhecer profundamente sua arma de Airsoft ao manuseá-la.
  • Quanto ao transporte, sempre carregue sua arma em malas próprias, nunca ande com ela à mostra.
  • Sempre guarde suas armas fora do alcance das crianças. Guarde-as no modo SAFE, sem o carregador e nem baterias ligadas ao mecanismo de disparo.
  • Na SAFE ZONE, nunca ande com o dedo no gatilho ou no selector de segurança da arma de Airsoft. Podem ocorrer disparos acidentais numa zona onde nunca se deve disparar, pois os jogadores não andam com proteção ocular.
  • Outro detalhe muito importante é evitar atirar em colegas de jogo a uma distancia inferior a 5 metros.
  • Sempre avisar as autoridades policiais competentes da região onde você ira jogar. (Seja responsável pois a policia desavisada pode agir de uma forma muito indesejada)

O procedimento para guardar uma arma de airsoft após o uso será sempre na seguinte ordem:

1. Retirar o Mag.
2. Disparar em local seguro a arma para remover BB’s no seu interior.
3. Colocar o seletor de disparo em SAFE.
4. Colocar o Tapa Chamas no Cano.
5. Retirar a bateria.
6. Colocá-la fechada na mala de transporte.

O não cumprimento destas regras pode gerar lesões graves no jogador e/ou em terceiros. Pode ainda ocorrer detenção do jogador e apreensão das armas de Airsoft pelas autoridades policiais.

Save Your Sport!

Compartilhe!

Comentários

  1. Um ponto que é interessante é nunca disparar no oponente com uma AEG a menos de 10 metros, primeiramente se houver a regra da rendição, renda o oponente e caso não tenha use uma AEP ou procure uma distância segura!

  2. Seguindo todas as regras de segurança, o risco de acidentes cai praticamente para 0

  3. Além de se atentar o uso dos equipamentos de proteção, também é importante verificar a qualidade dos mesmos. Se um óculos ou viseira falhar… já era!

  4. Um ponto realmente importante! segurança em 1 lugar! temos de instuir nossos jogadores para melhor proteger nosso esporte e principalmente nosso corpo.

  5. Sempre que for realizar jogos em locais como matas e edificações abandonadas deve-se avisar à companhia de policia responsável pela área explicando como funciona o esporte e até convidando os policiais para participar ou assistir ás partidas. Isso desmistifica o esporte e evita possíveis problemas com a comunidade local e com a própria polícia.

  6. “Tenha certeza de conhecer profundamente sua arma de Airsoft ao manuseá-la.”

    Tem muita gente que parece que não aprendeu ainda a diferença de Semi e Full-Auto e quando a regra do jogo é para tiros apenas no Semi continuam atirando em Full! =/

  7. Senhores o básico é manter o dedo “atirador” fora do guarda mato;
    Arma na posição sul;
    Só atirar no que ver;
    Olhar sempre onde pisa;
    Sempre usar equipamentos de proteção e
    Nunca atirar em safe zone.

    Básico.

  8. Vou passar na camuflagem minha m4 só está atirando full.

  9. Trato minha AEG como se fosse Arma de Fogo, e sempre manuseio como se estivesse carregada. Tomo muito cuidado para não acontecer nenhum acidente. Em casa evito ao máximo manusear.

  10. Uma dica de proteção interessante que vale passar, mas que não é de uso obrigatório… é o uso de um Protetor Bucal… aqueles de MMA.
    Quem já quebrou um dente sabe muito bem que não é barato!!! kkkkkk…

  11. Victor no caso ai um protetor facial resolveria o problema, além do que tu usar um protetor facial bem show, ficaria mais maneiro do que um protetor bucal kkkk’

  12. Durante o jogo ou fora dele em fator de extrema importância, alêm do uso de epis de segurança ao manusear arma de airsoft e em local adequado, é o treinamento de controle de cano. Dessa forma vc fica adestrado a nunca e em hipótese alguma apontar a arma de forma irresponsável.

  13. Lembre-se nunca aponte uma AEG para alguém sem a devida proteção, e mesmo que com a proteção sempre de forma correta e não irresponsavelmente

  14. No transporte para o jogo, mantenha a gun desmuniciada, no safe, e sem bateria. E também mantenha ela dentro do case ou caixa.
    Esses cuidados mostram e reforça à fiscalização que vc não tinha nenhuma intenção de usá-la de maneira irregular.

  15. No último jogo que fui infelizmente percebi que muitos trocaram o quebra chamas, mudaram de laranja para preto, isso de certa forma causa insegurança para os jogadores de ter suas aegs apreendidas e causar situações constrangedoras tanto para o grupo que está jogando como para o esporte.

    1. O problema maior não é a insegurança. Mas o desrespeito ao esporte. São normas legais, força de lei. Praticar Airsoft de forma irregular prejudica o esporte e acaba por colocá-lo na marginalidade. Converse! Oriente! Peça! Mostre! Trabalhe seus amigos e ajude a Nação!

      1. Nos passamos a não jogar com pessoas em desacordo com a lei, o problema é que sempre tem gente que chega em desacordo, sempre procuro orientar levando em consideração que são pessoas que não sabem o que estão fazendo. Fico chateado que um elemento com + de 18 anos abre a caixa da aeg e ela tem quebra chama laranja ora se é laranja tem algum motivo.

  16. AEG sem ponta laranja já indica possibilidade de outra irregularidade. Se o cara abre a boca e diz “já comprei assim” Então acabou de declarar que comprou ilegalmente do exterior.
    Galera, lebremos que compra direto no exterior de produto normatizado pelo exercito pode e será caracterizado como contrabando e descaminho, e vc pode ser fichado na delegacia e sofrer um doloroso processo. Além do que uma vez fichado nem poderá comprar mais sua arma legalmente….

  17. Vale lembrar que é melhor pagar uns 150 em um protetor facial do que mais tarde gastar 3000 pra arrumar os dente. Fica a dica ae kkkkkk’

  18. Existe muitos site que vende oculos de proteção para uso em airsoft guns,mas só podemos saber se ele e realmente e seguro quando chegar em sua mão.já aprendi aqui que e melhor eu mesmo dar uns tiro nele para ver se realmente aguenta.

    1. Com certeza, faça o teste antes de usar qualquer oculos para proteção.

  19. novatos vamos ouvir mais nos jogos!! vamos ouvir mais os veteranos e sempre aprender mais e fazer um jogo bacana!

  20. arma na safezone sempre em safe !
    evitar atirar no rosto, e sempre ficar ligado em condiçoes de rendição

  21. Toda segurança com a arma e sempre bom,mais tambem não vamos esqueser da segunça durante a competição, e sempre bom conhecermos bem o local onde vamos andar como;verificar se não ha boracos no local,vergalhão a mostra que possa ferrir alguem,presença de animais peçonhentos(cobra) e parade ou laje com perigo de desabamento.Isto se a competição for numa area como fabricas abandonadas ou locais sem manutenção por muito tempo.

  22. Para a brincadeira não terminar mal,sempre e melhor prevenir doque remediar,vamos prevenir antes de acontecer.

  23. Este e o espirito da coisa,bricadeiras em hora errada, quase sempre termina mal,não deixe pessoas inesperiêntes manusear sua gun longe de seus olhos,e nunda deixe ela ao alcance de crianças.

  24. 1) Antes de tocar em uma arma que não conheça, obtenha informações sobre o seu manuseio, antes de utilizá-la. Seja humilde;

    2) Nunca pergunte se uma arma está carregada, verifique você mesmo;

    3) Trate uma arma como se ela estivesse permanentemente carregada;

    4) Nunca deixe uma arma carregada, de forma descuidada;

    5) Ao receber ou passar uma arma para alguém, proceda com a arma aberta e descarregada;

    6) Não permita que pessoa não preparada manipule sua arma;

    7) Sempre que for carregar ou descarregar sua arma, o faça com o cano apontado para uma direção segura e com o dedo fora da tecla do gatilho;

  25. 8) Sempre que for sacar ou colocar a arma ao coldre, o faça com o dedo fora da tecla do gatilho;

    9) Ao municiar o carregador ou quando for alimentar manualmente uma arma, certifique-se que os cartuchos a serem utilizados, correspondem ao calibre da mesma;
    10) Mantenha o dedo fora da tecla do gatilho, até que você esteja realmente pronto para o disparo e apontando para o local desejado;

    11) Não aponte uma arma para algo, que você não pretenda acertar, nem por brincadeira;

    12) Antes de proceder a manutenção de uma arma, certifique-se de que esteja descarregada;

  26. 13) Ao guardar uma arma em sua residência, escolha um lugar seguro, longe do alcance dos olhos, principalmente, das crianças;

    14) Drogas, álcool e armas não se combinam;

    15) Não corra, não ultrapasse obstáculos, não execute esforço físico com o dedo na tecla do gatilho. Seu acionamento é natural e inconsciente.

    16) Lembre-se que o sistema de segurança de uma arma é apenas um dispositivo mecânico e não um substituto do bom senso;

    17) Sempre que estiver portando ou manuseando uma arma, concentre-se no que está fazendo e pense em segurança, antes, durante e depois do uso;

    18) Segurança é prevenção e prevenção é treinamento. Antecipe-se sempre ao inesperado, caso contrário, só restará o arrependimento.

  27. Uma arma não tem sentimento,vc pode ter ela por anos,se um dia vc vacilar ela vai te machucar ,isto e uma maquina q obedece o seu mecanismo,respeite oque ela pode fazer.Segurança acima de tudo.

  28. Lidar com armamento, independente se real ou não, requer diciplina e bom senso unido a muita responsabilidade.

  29. É bom testar a qualidade dos óculos dando um tiro nele de perto, depois verifica se rachou, empenou, quebrou e etc.

  30. Já houvi pessoas dizendo que quase perderam um dente por não proteguer a boca durante um competição,existe protetores de rostos,isto pode ser evitado.

    1. Uso um protetor de boca daqueles que os lutadores de boxe usam, já tomei tiro nos lábios e não afetou meus dentes, graças a Deus.

  31. Este é um lembrete a todos “airsofters” para preservar o jogo. Nunca, jamais, exibir ou brincar com sua arma airsoft em público, mesmo quando você pensa que é longe da multidão.

  32. Sempre avisar à companhia de polícia da área onde vai ocorrer o jogo, sempre fazemos isso aqui.

  33. Apouco tempo eu vi alguns videos falando de oculos de protenção,e achei muito interesante,alguns são bonitos ,mais fragil,alguns são forte mais fical embasado(vapor do rosto,causado pela envaporação do rosto)e alguns tinha ventilação embutido neles,muito bom isto, e bom pois assim o jogador nunca vai tirar o oculos para desembasar durante um jogo.

  34. Airsoft sem responsabilidade com a segurança pode acabar em acidente:
    http://www.youtube.com/watch?v=cbvPkexCtq8

    Possíveis causas de acidentes, fps muito elevado, tiros de perto mirando o rosto, não usar epis de seguramça, não tomar cuidado na safety zone, brincadeiras fora de hora e etc,

  35. Eu acho a mascara a melhor proteção durante uma competição ,pode não ficar tão bonito para ser filmado,mais que um ferimento permanente.