Dicas para cozinhar em um acampamento

Muitos campos de combate de Airsoft se assemelham a verdadeiros acampamentos: não tem muita estrutura de conforto, nem de alimentação, são abertos, selvagens, em contato direto com a natureza, ou com cenários inóspitos, como descampados e locais mais desérticos, para dar mais emoção e realismo aos enfrentamentos dessa modalidade de tiro desportivo. E quando bate aquela fome, como podemos fazer? A seguir algumas dicas para a hora do intervalo, tão importante, sobretudo quando a partida é mais longa.

Primeiro, devemos pensar na preparação: antes de ir para o campo, a sugestão é que seja feita alguma refeição à base de carboidratos 2 horas antes, para dar mais energia e disposição para na disputa. Uma dica é dar ênfase aos alimentos integrais (pães, massas e grãos), pois têm digestão mais lenta e não se transformam em açúcares e gordura, tão rapidamente. Nada de ingerir pratos muito pesados, para não ter efeito inverso e provocar cansaço.

Durante as partidas, muita hidratação – à base de água, ou bebidas isotônicas – para repor todo o liquido e sais minerais perdidos ao longo do combate – e o transporte dos cantis, poderá ser feito em bandoleiras, junto ao corpo.  Banana também é bem positivo, para uma fonte de energia rápida.

Além disso, caso haja tempo e disposição, deve-se levar alguns utensílios para cozinhar no próprio “acampamento”. O essencial para aproveitar esses momentos é transportar utensílios como:

  • Pratos – plástico (mais leves) ou metal, bem mais higiênicos e resistentes, apesar de serem piores para conservar a temperatura dos alimentos, no que o plástico seria melhor opção;
  • Copos – metal são mais indicados, porque são de limpeza mais simples que os de plástico, e não quebram;
  • Talheres – podem ser de plástico, de ponta arredondada, ou de metal, mais velhinhos, porque não são afiados em demasia, para não causar nenhum acidente no transporte. Há ainda, caso você queira investir, talheres dobráveis, modernos e de fácil uso, que não ocupam muito espaço;
  • Itens de cozinha – sugerimos uma concha, pois serve tanto para cozinhar, quanto para servir ou tomar sopas e caldos. Se houver espaço sobressalente, uma boa escolha é levar consigo a tábua, para cortar ou apoiar o prato, também irá fazer muita diferença no preparo dos alimentos;
  • Panela – o ideal é uma de tamanho maior, para cozinhar porções que sirvam entre 3 e 5 pessoas. 

 Agora, para o preparo, em si, dos alimentos há duas alternativas populares: a tradicional fogueira, ou o fogareiro. As pessoas ecologicamente conscientes têm optado pelo segundo, haja vista que o primeiro, além de demorar mais para acender e dar trabalho para manter a chama, pode causar incêndios e se alastrar pela vegetação. O fogareiro, por sua vez tem chama controlável, segurança para uso, e pode ser apagado e aceso a hora que o usuário desejar, sem qualquer risco ao meio ambiente. É a melhor escolha, portanto.

Agora que você já sabe como fazer com a alimentação nos campos de Airsoft em que precise se manter acampado, tenha combates ainda melhores!

Compartilhe!