Dicas de Alimentos para levar aos Jogos de Airsoft

A prática de Airsoft demanda concentração, paciência, estratégia e raciocínio lógico, além de muita resistência física. Essas são características que podem ser garantidas por uma boa alimentação antes, durante e depois. Para você, que deseja conhecer mais sobre alimentação no jogo de Airsoft, a seguir iremos apresentar algumas dicas e informações importantes, para que você se prepare para essas partidas, que, por vezes, podem ser longas e cansativas.

Antes de praticar o esporte, recomenda-se que faça a ingestão de alimentos entre as 2 horas e 30 minutos antes de entrar em campo. Isso porque o processo de digestão pode deixar o competidor mais lento e cansado e também favorece enjoos e refluxos. Por outro lado, se o consumo for muito anterior à partida, o organismo sentirá falta dos nutrientes. Assim, observar esses limites de tempo é uma atitude inteligente. Caso isso não ocorra, será bastante negativo para o desempenho na competição.

Desse modo, podem-se consumir alimentos energéticos, ricos em carboidratos complexos – com baixo índice de açúcar – como são os integrais em geral: pães, frutas, bolachas, barras de cereal, aveia, granola, linhaça, entre outros. Isso suprirá as necessidades energéticas do corpo, além de dar mais disposição ao competidor. É importante lembrar-se de não fazer refeições muito pesadas antes do Airsoft.

Ao longo das partidas, dependendo do clima e das roupas que forem utilizadas, o corpo transpirará em demasia, gastando tanto a energia do carboidrato, quanto eliminando água e sais minerais. Por isso, a hidratação deve ser um dos itens mais importantes do competidor Airsoft.

Antes, durante e depois: sempre deve haver a ingestão de líquidos. Além da água pura, há muitas opções no mercado, como repositores eletrolíticos, ou isotônicos – responsáveis não apenas por hidratar, mas também por oferecer quantidades equilibradas de carboidratos e sais minerais. Uma dica é consumir banana, pois é rico em potássio, bom para o desgaste muscular, garantindo energia rápida e intensa.

Muitos ficam em dúvida sobre como fazer essa ingestão ao longo de uma partida. Isso pode ser resolvido com as tradicionais bandoleiras, que possuem bolsos e espaço para carregar cantis. O cuidado apenas deve estratégico: no caso das bananas, não deixar rastro, pois as cascas podem comprometer sua posição e a de sua equipe, no jogo.

Logo após a partida, é fundamental que se reponha a energia perdida por meio dos intensos combates Airsoft. Isso pode ser feito através da água e bebidas isotônicas em geral, mas é muito válido que o praticante possa fazer uma refeição completa, rica em carboidratos – provenientes de massas, arroz e batatas, entre outros alimentos –, a fim de garantir uma reposição da energia, (ideal para os competidores que buscam hipertrofia muscular). Uma outra sugestão é sempre ter em mãos um filtro purificador de água portátil.

Como sugestão de cardápio, temos: macarrão integral com molho de tomate e carne; frango e batatas; caldo de feijões, ou sopa, com carne. Não deixe sua alimentação de lado. Seu desempenho no Airsoft dependerá disso. Bons combates!

Gostou das dicas de alimentação? Você leva quais alimentos para uma “batalha”? Deixe um comentário com a sua dica e complemente esse artigo!

Compartilhe!