Como Limpar sua Arma de Airsoft

Como limpar sua Arma de Airsoft

Muitas vezes os jogadores vão adquirir e /ou usar uma arma de Airsoft, e descobrir que o tiro não tem muita precisão ou é mais lento que esperava. Eles então, imediatamente se voltam para a troca do cano ou do Hop Up, quando na verdade, ter uma arma de Airsoft completamente limpa pode fazer uma grande diferença e muitas vezes evitar você gastar seu dinheiro de forma desnecessária.

Em primeiro lugar, a limpeza mais fácil em um rifle de Airsoft é a do cano interno. Compre óleo de silicone (100%) de uma loja online de Airsoft. O óleo de silicone não deve ter quaisquer óleos ou aditivos, qualquer coisa que não seja 100% puro poderia comprometer seu hop up, principalmente a borracha. Você também deve ter a vareta de limpeza, onde devera colocar um pequeno “retalho de pano” no orifício da extremidade da vareta de limpeza que vem com seu rifle. Certifique-se de zerar o hop Up antes de iniciar a limpeza! Em seguida, aplique o óleo de silicone no pedacinho de pano de algodão, e comece a empurrar completamente a vara dentro e fora do barril. Uma vez que o “retalho de pano” estiver sujo o suficiente, retire-o e substitua por um limpo com óleo de silicone fresco, e repita. Este processo geralmente leva pelo menos 4-7 “retalhos de pano” até que o cano comece a ficar completamente limpo. Isto irá assegurar o seu rifle limpo com o cano perfeitamente lubrificado, garantindo o máximo de precisão.

O Hop Up de plástico fica acoplado sobre um cano de Airsoft e é um elemento crucial para a precisão de sua arma, por isso precisa estar em perfeitas condições para você ter um ótimo desempenho com sua arma de Airsoft. Desmonte o Hop Up do cano retirando a trava que é puxando para cima da extremidade do cano, depois coloque o Hop Up em uma bacia de água quente e sabão neutro de “coco”, e gentilmente limpe e deixe de molho na água por 30 minutos. Após a imersão por 30 minutos, coloque-o para secar em um papel toalha (Jamais coloque para secar em outro material) , e depois de completamente seco, reinstale no cano novamente. Os primeiros 100 tiros podem ser imprecisos por haver um pouco de óleo de silicone sobre o Hop up, mas fique tranquilo isto é aceitável e ele vai sumindo conforme você vai atirando.

A parte final de limpeza de um fuzil de Airsoft é o Gearbox. Usando um dos numerosos guias na web, abra a Gearbox em duas metades e retire as engrenagens, pistões e cilindros. Limpe estes com papel toalha e, em seguida, limpe as engrenagens com um produto de limpeza de sua escolha (não corrosivo). Você também pode colocar todas as peças do gearbox em água e sabão neutro que ira limpá-los muito bem. Depois de seco, use graxa de lítio branco em todas as engrenagens Em seguida, coloque uma leve camada de óleo especifico, no cilindro até que o pistão se movimente muito bem dentro do cilindro, e encaixe novamente todas as peças corretamente da gearbox. Certifique-se de ter graxa de lítio nos espaços onde os eixos de transmissão passam, esta é uma área de atrito crucial que precisa ser lubrificada em uma AEG limpa. Sua arma de Airsoft agora tem uma Gearbox (Caixa de engrenagens) muito bem funcional em parceria de um cano e Hop Up precisos.

Antes de colocar o cano de volta em seu rifle, certifique-se de efetuar disparos com a Gearbox para expulsar o excesso de graxa. Se fosse para colocar o cano de volta antes de fazer isso, você teria graxa de lítio em cima do sistema de gatilho, que iria afetar consideravelmente os tiros do rifle. Graxa de lítio dura mais tempo do que o óleo de silicone por isso não indicamos passa-lo no Hop up.

Com estes métodos de limpeza, sua arma de Airsoft estará entre as tops de precisão e estará preparada para a próxima”guerra”. Certifique-se de limpar o cano e, possivelmente, o hop up, antes de cada evento importante, para que o seu rifle esteja pronto para dar seu melhor.

Compartilhe!

Comentários

  1. Obrigado!!! Uma arma bem cuidada é uma arma para vida toda! Afinal não da para deixar um investimento de quase 2 mil reais estragar de bobeira!

  2. Tirou minhas dúvidas, comprei um cano de precisão que é chatinho, tem 6,01 e por isso precisa de limpesa constante senão entope. Não sabia que tinha que baixar o hop up!!!

  3. A prevenção é tudo para que o seu equipamento tenha uma grande vida útil, e esteja funcionando a contento. Ótimo post.

  4. Muito bom ! muita gente ainda nao sabe sobre como limpar sua arma! parabens

  5. Bem como tô comprando minha AEG essa semana vou gardar esse pra minha manutenção. Eu nunca tinha achado referências sobre limpeza assim ! A didática tá sempre em alta por aqui!!! Parabéns!!!

  6. Ótimo tutorial de limpeza, vai ajudar bastante os novatos e até mesmo os veteranos. Parabéns

  7. muito boa dica se no quartel (exercito) nos tinha-mos que limpar ,aqui também devemos.

  8. Vale lembrar que muitos só passam uma flanela e acha que a arma já esta limpa, completamente errado. Deve-se desmontar e limpar parte por parte, assim garantirá a vida útil de AEG mais longa

    1. joao infelizmente alguns equipamentos exigem muita tecnica pra serem desmontados, em um equipamento fullmetal voce passa wd 40 em um pano
      e passe sem abusos, já é o bastante para limpeza interna.

  9. de 20mil em 20 mil tiros é sempre bom fazer uma manutenção preventiva, lubrificação etc!

  10. Sera que todos q tem uma gun sabe como desmontar ela,ou sera q só sabe apertar o gatilho.

  11. Quando eu comprar minha airsoft guns eu quero aprender a desmontar ela toda.

    1. Este é o caminho certo, todos devemos conhecer nossos equipamentos para evitarmos constragimentos.

  12. Isto mesmo amigo vc deve conhecer o que vc tem nas maos,se tiver alguma duvida entre em contato com a loja e pessa informação,tambem não va desmontando se vc não sabe oque esta fazendo.

  13. Procure na net, tem vários videos de desmontagem, manuais de diversas AEGs, tutoriais…

  14. E pelo menos a desmontaguem basica eu tenho q aprender ,para fazer uma boa limpeza.

    1. Só não aconselho abrir a gear box caso vc seja iniciante, procura nos jogos alguém experiente ou no seu time e peça p ele te mostrar.

  15. – A internet hoje em dia e o meio de informação mais compreto q existe,se tiver alguma duvida.pela marca da gun vc tambem pode encontrar muita informação sobre ela.
    – Cuidado com exesso de silicone em sua gun,na parte externa como punho e coronha, deve se usar uma camada muito fina para que sua mao não fique escorregando, podendo atrapalhar na hora de um tiro extintivo.
    – O excesso de lubrificante no cano pode atrapalhar o disparo.
    – Esto mesmo amigo suas intenções são boa,esta e a ideia.

  16. – Como já falei anteriormente, cuidado com o silicone que vai passar na sua gun, tem que ser puro, o silicone puro não possui cheiro, se tiver é pra esconder o solvente.
    – Pesquise sobre a AEG que vai pegar, tem umas que só para abrir já é uma dor de cabeça, com o tempo vc acostuma mas ela sempre será chata p dar manutenção.

  17. – Vc pode comprar silicone de boa qualidade em lojas expecializada em tintas proximo de sua casa.
    – Evite comprar silicone em lojas de peça de carro,são produtos expecializados para escurecer plasticos,parachoque e painel,estas peças não enferrujam, então não faz mal se conter agua na composição,mas para as guns não seria bom.

  18. O problema de silicone sobretudo com solvente é que detona as partes plásticas o rings e etc, lembrando sempre que dentro da gearbox não vai silicone.

  19. Valeu pelo lembrete de não colocar silicone no gearbox,e sempre bom lembrar.

    1. Tranquilo Lucas é essa troca de informação que acho importante, venho aprendendo muito nos posts do blog e com os outros usuários também.

  20. O que vc acha das guns de fibra de vidro sera q elas são mais forte mesmo q ABS.

  21. Alguem sabe como limpar o Hop Up da FAMAS Cybergun? Comprei uma e ja quero estar sabendo né. Muito bom o post!

  22. Pessoal, tenho uma M16 da G&G, e como sou novato no assunto tenho uma duvida:
    Para zerar o hopup é só baixar ele sentido anti horario todinho????
    Obrigado a Todos.
    Abraços

  23. Então pessoal, se alguém puder me responder: a graxa de litio branca, é a mesma utilizada para correntes de motos? E no cilindro do pistão, lubrifica com o quê?? Tenho uma M4A1 CQB da Cybergun, e já abri a gearbox duas vezes. E as duas vezes estava bem engraxada com uma graxa verde de baixa viscosidade (original) então só precisei redistribuir ela pelo sistema. Agora a minha dúvida é, o que ponho no cilindro? Na ultima vez que abri, troquei a mola original M110 por uma M130. E colocar ela e fechar a gearbox foi osso.