C-4: Como esse explosivo funciona

Poucos sabem, mas o Airsoft também conta com certos tipos de “explosivos”. Um dos mais procurados é o C-4. A seguir, conheça melhor sobre seu funcionamento, e como pode ser utilizado em uma partida de Airsoft.

Em geral, explosivos típicos são constituídos de um dispositivo detonador, um recipiente e, claro, o material explosivo em si. Esse sofre uma reação química, passa por combustão e/ou reação de decomposição, ao ser disparado por uma elevação de temperatura, ou energia do mecanismo de detonação.

A reação química ocorre, quando os compostos se quebram, resultando em gases; assim, os compostos originais – que detinham grande energia armazenada em suas ligações químicas entre átomos diversos – ao se quebrar constituem novas ligações, sem utilizá-las totalmente. Esse “resíduo” é que proporciona grande aumento de temperatura.

Então, uma vez que todo o conteúdo está armazenado sob alta pressão, há uma expansão rápida desse material, que, em contato com o gás, eleva ainda mais esta pressão, promovendo a explosão. O C-4 se vale desse princípio é foi elaborado, pela primeira vez, para ser utilizado em guerras, por militares.

Trata-se de um dispositivo à base de material plástico, muito perigoso. Não é instável, ou seja, não é detonado quando sofre choque, oscilações ou até mesmo se atingido por um projétil (seja de arma de fogo ou BB) diferentemente de outros tipos de explosivo.  Além disso, o C-4 é extremamente forte: para se ter uma ideia, apenas 150 gramas desse explosivo pode acabar com o telhado de uma casa. Outra vantagem desse tipo de explosivo é que pode ser moldado a qualquer espaço e/ou superfície, ou seja, se adequa aos mais variados locais, ficando potencialmente oculto no próprio ambiente, ou em algum objeto. 

Você deve estar se perguntando, então, se o Airsoft é um esporte, como pode utilizar um explosivo tão potente? Calma! Existe sim, o C4 para uso em batalhas de Airsoft. Contudo, é claro que não se trataria de um explosivo, mas sim, um artefato que contém fumaça ou um efeito sonoro, para ilustrar que houve a “detonação”, e os soldados que estejam em sua proximidade saibam que é hora de se retirar do campo, pois foram eliminados.

Para ótimas opções de explosivos recreativos e tudo do universo Airsoft, não deixe de acessar o site da loja Camuflagem Airsoft (www.camuflagemairsoft.com.br) para os melhores preços, e facilidade no pagamento. Você receberá seus produtos, em qualquer parte do Brasil, com segurança e rapidez.

Compartilhe!