BBs – Tipos e Tamanhos das Munições para as Armas de Airsoft

Um dos elementos que diferenciam o Airsoft de competições como o Paintball, por exemplo, é a munição utilizada no combate. Tratam-se de projéteis chamados de BBs, ou Ball Bearing. São esferas pequenas, feitas de plástico ou de material que seja biodegradável. No Airsoft, elas sequer precisam estourar ao atingir o alvo, pois não há tinta (como ocorre no Paintball).

O diâmetro de uma BB mais comum é de 6 mm, mas há alguns casos onde são utilizadas BBs de 8 mm. A seguir apontaremos os principais tipos de BBs, bem como sua descrição técnica e armas em que são utilizadas. Então, diferenciando-as pela gramagem, são elas:

  • 0,20 g – Feitas de plástico ABS, tem um tamanho de 5,94 mm, com 0,01 mm de tolerância. Devem ser aplicadas em armas AEGs – elétricas –, mas cuja potência não seja maior que os 300 FPS. Também pode-se utilizar esse tipo de BB em pistolas GBB – de gás – micro AEGs e NBB – também com gás;
  • 0,23 g – também de plástico ABS, tamanho 5,94 e desvio de 0,01 mm. São BBs intermediárias – entre 0,20 g e 0,25 g – que, embora pareçam menos precisas que as outras, são favoráveis a jogos que necessitem versatilidade e maior equilíbrio. Ideal para armamento até 350 FPS;
  • 0,25 g – plástico ABS, 5,94 mm e tolerância de 0,01 mm. Essa munição especial é utilizada para adaptações de potência de 350 FPS, que foram realizados em AEGs. Como é mais pesado esse tipo de BB é muito preciso, porque seu peso evita que o vento e outros fatores desviem a rota do projétil;
  • 0,35 g ou 0,40 g – com tamanhos de BBs idênticos aos anteriores, pode-se afirmar que esse tipo de BB é para armas que tiveram um upgrade superior a 400 FPS , feitos em AEGs, para que os tiros fossem melhores em longas distâncias. É a munição dos fuzis snipers.

Caso as BBs não sejam bem escolhidas pelo praticante, em termos de qualidade de fabricação e peso, poderão danificar o armamento, entupir o cano do mesmo ou causar algum acidente aos competidores.

Além disso, o tiro de uma arma de airsoft é bem potente e pode machucar, por isso é muito importante usar proteção ocular.

Muito cuidado e pesquisa são fatores essenciais para a escolha das melhores BBs e também para quem quer se informar sobre o que há de mais importante no mundo do Airsoft. Lembre-se: inteligência e informação são essenciais para se tornar um bom estrategista nas batalhas de Airsoft. Se você quer comprar BBs de boa qualidade, acesse página de munição da Camuflagem Airsoft e escolha a sua!

Gostou desse artigo? Comente!!

Compartilhe!

Comentários

  1. Faltou apenas esclarecer que o uso exclusivo de bbs traçantes, por si só não produz o efeito desejado. Imprescindível que se acople ao cano da arma 1 dispositivo denominado “Tracer”, manufaturado p/ Big Dragon (único fabricante que eu conheço), e que só encontrei disponível à venda na Loja QG Airsoft (Limeira/SP). Presentemente eles estão s/ estoque desse “device”. O Tracer tem as mesmas características de 1 extensor de cano (silenciador), só que 1 pouco + grosso, eis que o seu interior comporta 4 pilhas (baterias) tamanho palito (AAA). Quando as bbs são disparadas e percorrem a extensão do Tracer, sobressai um “flash” (luminosidade), muito semelhante a da queima da pólvora de 1 projétil de verdade. Quando comprei, paguei R$ 199,00 + frete…!!! Dúvidas, podem me contatar…!!!
    NB: Com absoluta certeza, o Tracer Big Dragon acopla perfeitamente nas roscas dos canos das M16 ou M-4A.1. Infelizmente, não disponho de conhecimentos se também comportam em outros tipos de carabinas AEG/bbs…!!!