Arma de Airsoft Apreendida

Apreensão de Arma de Airsoft – O que fazer?

Quando sua arma de Airsoft é apreendida, o agente da autoridade escreve um documento (que pode ser de uma ou mais folhas) indicando que a arma foi apreendida e a descrição da arma,  chamado “auto de apreensão”.

O agente é obrigado por lei a te entregar a este um exemplar do auto de apreensão e, ao receber, você deve checar as seguintes informações:

1. Data;
2. Declaração de que a arma foi apreendida;
3. Identificação da arma, marca e modelo;
4. Nome e assinatura do agente que elaborou o auto (geralmente encontra-se na parte de baixo da folha);
5. Número do auto de apreensão (que geralmente se encontra num dos cantos da parte de cima da folha).

Se o praticante de Airsoft não concordar com os motivos da apreensão da arma, nunca deverá responder ou discutir com o agente da autoridade.
Nesse caso, poderá e deverá consultar um advogado e, se possível, testemunhas, para levar o caso a um Tribunal.

Tentar impedir que o agente levante auto de apreensão e que proceda à mesma, configura a prática de um crime de resistência e coação sobre a autoridade.

A dica maior é: De maneira alguma deixe a autoridade policial levar seu equipamento sem antes lhe entregar o “Auto de apreensão” caso o mesmo não tenha o formulário de apreensão no momento do ocorrido, o acompanhe ate a delegacia mais próxima. Já ouve relatos de equipamento extraviados.

 

Nação Airsoft

Save Your Sport!!!!

 

Compartilhe!

Comentários

  1. Quase tive minha arma de Airsoft apreendida, mas o policial tinha um filho que também jogava, e me liberou. E ainda me apresentou o filho dele, agora eu tenho um grupo! Haha, bom post.

  2. Bom senso acima de tudo, nada de querer discutir leis com o policial.

  3. Muito bom saber deste procedimento, pois a primeira reação é querer discutir, não permitir levar.. o negócio é ter calma e correr atrás depois. Muito bom!

  4. Outra dica sempre andar com a copia da portaria que autoriza o transporte bem como o uso da AEG e se possivel tb andar com o R 105

  5. Se o PM quiser apreender só a arma tudo bem, o pior são os desinformados que querem levar até o camarada junto.

  6. Em que situação pode ser apreendida?
    quando o marcador se encontra com nota fiscal ou guaradada no case? caso eu esteja atirando dentro de casa eles podem apreeder?

    1. Querido Victor, pode ser apreendida de qualquer forma isso vai depender da decisão do agente de segurança, porem você tem seus direitos e deveres. A questão é, se você estiver regular com a documentação e transportada e armazenada em local e forma correta o agente de segurança estará realizando uma apreensão ilegal e que pode acarretar em abuso de autoridade. mas o contrario disto sua arma sera apreendida com razão. Sobre ser apreendida em sua residencia o policial na maioria das vezes deve ter em mãos um mandato de segurança para entrar em sua residencia,a dica é jamais deixe o agente de segurança levar seu equipamento sem antes lhe entregar o auto de apreensão. Obrigado e espero ter retirado suas duvidas

  7. Acho que portar a nota fiscal, bem como uma cópia do R 105, desde que a arma de airsoft esteja dentro do regulanto ou seja com a ponta pintada de laranja acho que não ocorrerá maiores problemas.

  8. O Principal é manter a calma! Como outros citaram é importante ter cópia das portarias que autorizam a utilização de Armas de pressão no nosso caso AIRSOFT, e sempre andar com nota fiscal.

  9. Acho que nada que uma boa comunicação entre as partes resolva, se você informar o agente, mostrar os documentos, explica tudo direitinho, acho que nao haverá problema algum.

  10. Ótimo Post!

    Caso o policial diante da NF e da R105 ainda sim xaropar… faça como um amigo meu… seu pai é advogado e o intruiu que em casos como esse, solicite ao policial que o encaminhe para a Delegacia.

    Diante de um delegado local você apresenta as documentações… ele vai te liberar na hora, até pq a função dele ali é outra e vai dar um esporro no PM pra largar de ser ZéRuela.

    Esse tipo de situação geralmente se dá com dois tipos de policiais: o Policial recém formado querendo mostrar serviço ou com o Policial que não tem nada pra fazer e nasceu pra atrasar a vida do contribuinte.

    Abraços.

    1. Discordo em parte com sua citação, imaginava que a polícia era como vc diz mas depois de ficar no sufoco e a Pm salvar meu pescoço passei a pensar diferente, não sou policial e não quero criar polêmica acho que uma boa conversa sem demonstrar arrogância e explicando como funciona o esporte já resolva e caso encontre resistência por parte do policial a dica de pedir para ir para a delegacia é muito válida.

      1. Isso vai valer até mesmo pra garantir que o esporte seja mais conhecido, respeitado e difundido! Ninguém tem culpa de não conhecer o esporte. Cabe a nós praticantes, explicar e esclarecer.

  11. O negócio é não se precipitar, agir com calma porque se não mesmo você estando certo, você acaba se complicando

  12. Eu sempre levo uma apostila com a legislação, e com as notas fiscais em anexo! E nada como uma boa conversa!

  13. Verdade, não se esquecer de sempre carregar uma apostila com a legislação é com os devidos documentos. Assim tudo fica mais fácil de resolver

  14. Vale lembra que em Blitz da PM o policial sempre pergunta se existe uma arma com vc. Você comunica que nã mas que possui um marcador de Airsoft. Daí, caso o soldado ou cabo desconheça e não queira aceitar suas explicações, vc ainda pode pedir para esclarecer com um Tenente responsável pelo comando na Blitz, que sempre terá mais condições de verificar a lei (que vc leva junto) e entender as explicações.

  15. Essas medidas ainda se fazem necessarias devido a descriminalização no esporte. Com o tempo e com colegas consientes teremos a oportunidade de andar somente com a nota fiscal conprovando que o produto é legal. Até lá, nota, legislação, humildade, bom papo, e sorte para não pegar um agente afim de trabalhar mais do que necessario.

  16. Bom saber disso. Algumas autoridades policiais infelizmente ainda desconhecem o airsoft. Excelente dica essa.

  17. Aqui no estado fizemos um jogo de apresentação aos PRF, e alguns PM’S assim já conhecemos algumas pessoas que podem ajudar diante de um caso de apreenção.

    1. Esse é o melhor caminho para difundir o esporte entre os policiais, aqui também estamos realizando jogos com policiais, isso ajuda a evitar futuros problemas.

    2. Geralmente, grande times de airsoft conta com o apoio da PM, assim com certeza fica mais fácil até mesmo para divulgar o esporte no país

  18. Epor esta e outra que devemos ter sempre a nota do gun para provar que foi comprada legalmente.

    1. Isso mesmo Orlando, também não precisamos mostrar nervosismo pois não somos criminosos. A conversa e a calma é o caminho.

  19. Eu já tenho o meu texto pronto,quando um dia eu passar por isto,vou perguntar se ele conhece paintball,ele vai dizer que sim,então eu vou dizer,então esta na hora de vc conhecer o airsoft guns ,o objetivo e o mesmo trata se de um esporte que busca a integração de amigos no esporte de tiro de bolinhas de plastico,olha ai rafael uma exelente hora de reclutar alguem que deve gostar desta modalidade de esporte.

    1. Concerteza, concordo plenamente, meu time já recrutou alguns policiais, devemos difundir o esporte p todos, no time temos médicos, policiais, advogados e a interação é fantástica.

  20. No Rio ainda falta muita informação sobre isto e enquanto aparecer todo semana na tv pessoas usando armas de brinquedo para assaltar, vai ficar cada veis mais dificil.

    1. Infelizmente a imprensa brasileira é sensacionalista, já vi matéria sobre uma pessoa que foi preso por estelionato e a reporter frizou que o mesmo possuia arma de chumbinho…. O que tem haver uma coisa com outra eu não sei.

  21. Armas de pressão como carabina de pressão já estão regulamentada,elas já são conhecida por todos.Mas as guns de airsoft por ser similar as arma de fogo torna se um problema explicar para que serve.

  22. Cara tenho uma carabina da Hatsan e quem olha acha que é uma arma também, eu não posso sair por ai com ela no ombro p efeuar uns disparos. Sempre levo em uma capa até chegar no local específico.

  23. ola..eu li as leis sobre airsoft e nao entendi uma coisa…eu posso ser presso por possuir um airsoft???

  24. Não, a não ser que vc utilize a arma de airsoft para algo ilícito, por exemplo (sei que não é o seu caso): utilizar a arma de airsoft p aterrorizar, ameaçar pessoas ou p realizar assaltos, atirar em pessoas na rua causando lesão corporal e etc. Armas de airsoft não são proibidas e sim controladas. Vc pode possuir arma de airsoft desde de que dentro da lei. Aqui no Brasil para armas elétricas vc precisa ser maior de idade e ofrecer alguns documentos no momento da compra. Procure sempr comprar em lojas especializadas e conhecidas aqui no Brasil.

  25. Olá, eu li as leis sobre airsoft, mas são muito extensas.
    Gostaria de saber se alguém tem um modelo, resumida da lei, para poder levar junto. Eu tenho uma spring e gostaria de levar junto as leis.
    Se pudessem disponibilizar eu agradeceria. meu email: daniloo@outlook.com

  26. Boa noite, vi a ma\teria postada eu sou um fanático por esportes que envolvam tiros e principalmente a longa distancia, tenho vontade de montar um time na minha cidade, alguem poderia me dar umas dicas como ampliar a equipe? obrigado