História do Airsoft

O que é Airsoft e qual sua historia?

Introdução ao Airsoft

Airsoft é um jogo em que os jogadores participam em simulações de combate militares com réplicas fiéis de armas de fogo utilizadas pelos exércitos e forças policiais em todo o mundo. As réplicas são feitas na escala 1:1 e peso próximo do modelo original, que pode ser de metal ou plástico e disparar projéteis esféricos PVC 6 mm de diâmetro, pesando 0.12 para 0,40 gramas, conhecido como Airsoft BB.

A propulsão de armas pode ocorrer com molas (Springer), motores eléctricos (AEG e PEA) para o pistão de compressão de ar ou diretamente por gás comprimido (GBB). Para complementar o mecanismo de disparo distinto de armas de fogo, sua diferenciação imediata é através do uso de laranja ou vermelho na ponta do cano. Nenhuma arma de Airsoft pode ser adaptada para a ser usada como arma de fogo. Além de ter mecanismos completamente diferentes, até as Airsofts de metal se quebrariam.

Sendo um jogo de simulação militar, o Airsoft premia para o realismo, assim os competidores usam, além de armas, equipamento militar e vestuário, muitos deles feitos exclusivamente para o esporte por dezenas de empresas especializadas em todo o mundo. As táticas usadas são reais e cenários podem variar entre ambiente natural e urbano. Os competidores criam, organizam e promovem o crescimento das equipes com regras, insígnia e hierarquia próprias. As equipes duelam entre si, ou em conjunto contra as outras em jogos e eventos chamados “operações” que podem durar dias, com vários tipos de missões (escoltar, buscar, conquistar, retomar, resgatar, apreender e etc.).

Não há nenhuma comparação entre o Airsoft e Paintball, pois Paintball é o esporte de cunho recreativo, principalmente aplicado em áreas confinadas ou de pequena extensão (campos), enquanto o Airsoft procura empregar grandes áreas, incluindo a busca de orientação no campo, atravessar obstáculos naturais e a utilização de vantagem estratégica.

Origem do Airsoft

O Airsoft foi criado no Japão entre 1970 e 1980, quando algumas empresas começaram a produzir imitações de armas disparando balas de plásticas para atender uma demanda por armas de fogo, que foram e ainda são proibidas no Japão. Estas simulações foram utilizadas por colecionadores e indústria cinematográfica, que ao longo do tempo perceberam que batalhas poderiam ser simuladas com esses equipamentos. Hoje, ele se tornou um esporte bastante amplo, constante crescimento e praticado em vários países, como Portugal, Estados Unidos, Canadá, França, Espanha, Itália, Japão, Inglaterra, Alemanha, Áustria, Finlândia, Filipinas, Suíça, Suécia, Tailândia, Noruega e muitos outros.

Valores e praticantes de Airsoft

O Airsoft é um esporte aonde o principal valor é a honra. Pelos projéteis não terem nenhuma tinta ou qualquer outra forma de marcação, os indivíduos atingidos devem fazer isso por si só, assim, quando um jogador leva o tiro, levanta sua mão e gritos de “Morto!”. Jogadores que tentam furar essa regra, normalmente são punidos e até impedidos de participar de campeonatos e eventos.

Jogadores de Airsoft são pessoas comuns que abrigam uma profunda admiração pela a polícia e forças militares em todo o mundo. São patriotas com valores de respeito, honra, ética, liberdade e cuidados para outras pessoas e o ambiente. Eles são médicos, engenheiros, advogados, professores, soldados, estudantes, funcionários públicos, enfim, pessoas comuns que gostam de atividades projetadas para simular a ação destas forças sem os riscos do uso de armas de fogo.

Categorias de Airsoft

Algumas confederações mundiais dividem o Airsoft nas seguintes categorias:

Categorias de Airsoft

MILSIM – Um jogo tático que consiste em um passatempo inspirado por simulação militar tática, que une duas ou mais equipes com número indefinido de elementos no ambiente natural ou urbano, cujos jogadores são armados com Airsoft. Os objetivos do jogo são definidos no início da operação e podem consistir em eliminar a equipe adversária, capturar um objeto ou jogador, escolta, ataque/defesa de perímetro, entre outros.

Tiro prático de Airsoft – Uma categoria recente de Airsoft, que tem vindo a ganhar adeptos e notoriedade no mundo do Airsoft. É individual, que consiste em tiro ao alvo com armas Airsoft, de acordo com as diretrizes do IPSC.

Tiro desportivo de Airsoft – Uma categoria de Airsoft, individual ou coletiva, que combina a o tiro com precisão em sua forma mais simples com a prática de atividades atléticas como jogging ou corrida em obstáculos. Essa categoria ainda está em desenvolvimento, mas já conta com um gênero de prova já concretizado: O de Biatlo de Airsoft.

O Biatlo de Airsoft é uma versão adaptada do biatlo Olímpico (Olimpíadas de Verão) de um quadro para a realidade do airsoft. O percurso é composto por um circuito fechado com 1/2 km de distância que, dependendo do tipo de prova, cada atleta terá de passar por uma ou mais vezes. Ao longo do caminho o praticante vai encontrar muitos pontos feitos para tiro ao alvo.

Tiro de presição de Airsoft – Uma disciplina individual de Airsoft, que é a prática de alvo tiro com arma de Airsoft exigindo concentração e disciplina do praticante. Esta é a categoria mais comum e praticada, embora não a nível de competição.

Diferenças entre Airsoft e Paintball

  • O Airsoft trabalha com uma simulação mais tática que o Paintball, e usa usa réplicas de armas de fogo ao invés de marcadores.
  • O Airsoft usa uma munição esférica de PVC, o que não mancha o competidor.
  • O impacto de um tiro de Airsoft não tem a mesma energia que um tiro de Paintball, que é mais doloroso.
  • Munição mais barata.
  • O ponto principal do Airsoft é cumprir objetivos, não apenas eliminar a equipe adversária.
  • Os vários modelos de armas de Airsoft podem ser usados em várias situações.
Compartilhe!

Comentários

  1. Estou migrando do paintball para o airsoft por considerar a simulação mais real e funcionalmente mais prático. Uma das dificuldades que tinha no paintball é que sempre estava preso a um cilindro de ar comprimido e onde eu moro tem poucos locais para encher.

    1. Bom estudar os sinais táticos. Ajundam muio na comunicação enquanto ficamos em silêncio contra o inimigo!

  2. O airsoft tem tudo crescer em nosso país, esse esporte maravilhoso tem que ser difundido cada vez mais.

  3. Fora as possibilidades de função como snipers, assault e etc. Mas sem dúvida o principal fator do airsoft é a honra dos seus jogadores, por não marcar com tinta como no paintball a honestidade passa a ser um elemento primordial no esporte.

  4. Um add. É comum nos jogos após declarar-se morto sair do jogo com a arma sobre a cabeça. Mas para não cançar os braços, é comum também usar um lenço ou flanela vermelha. Morreu? Tira o lenço vermelho do bolso e coloca aberto sobre a cabeça, e volta pro green zone.

  5. Concordo João Lucas! É um trabalho de formiguinha, cada integrante que convidar um amigo tem de saber que é responsável por esse amigo. Ensinar a ética e valores no esporte, assim o esporte cresce de maneira saudável!

  6. Eu pençei q isto era ideia dos USA,mais fiquei surpreso em ver que não vei deles,valeu pela informação.

  7. O airsoft guns já esta sendo usado em algumas provas de olimpíadas ,estamos ficando mais perto de ter um esporte só de airsoft.

  8. Cada veis que uma pessoa conhece este espote ele reinasce com se fosse a primeira veis.

  9. Rapaz, pesquisei até o preço dessas armas de pressão de alta tecnologia usadas na olimpíadas e os preços são altos, 10 mil até30 mil!!!!!!!!!!!!!!!! Só compro se um dia for pras olímpiadas heheheh

    1. Lamento informar que no Biatlo (nome da prova de ski com tiro não tem arma de pressão não..O biatleta carrega um rifle de pequeno calibre, que pesa pelo menos 3,5 kg (7,7 lb), excluindo munições e carregadores. Os fuzis são 0,22 LR e são de ferrolho ou Fortner (straight-pull parafuso) .

      O alvo distância de disparo faixa é de 50 metros (160 pés). Há cinco alvos circulares para ser atingido em cada rodada de tiro. Ao disparar na posição deitado o diâmetro alvo é de 45 milímetros (1,8 in), ao disparar na posição de pé o diâmetro alvo é de 115 milímetros (4,5 in). Em todas as gamas de biatlo moderno, as metas são auto-indicando, na medida em que virar de preto para branco quando atingido, dando a biatleta bem como os espectadores feedback visual imediato para cada tiro disparado

  10. Gostei muuito !
    Eu gostaria de participar disso, no Brasil tem bastante gente que pratica ?
    Gostaria de saber aonde tem, quando tem, como tem… meu face é /rogeriobrandaocosta